história
missão
diretoria
conselheiros
comissões
organograma
            e equipe
estatuto
localização
competência
FAQ
ouvidoria
contato

como registrar-se
identidade             profissional
reativação de             registro
transferência de             registro
baixa de registro
troca de             categoria
inclusão/licenciatura
            bacharelado
isenção/anuidade

como registrar-se
Autônomo
            Localizado
renovação
            certificado PJ
baixa de registro
reativação
            de registro
responsabilidade
            técnica
alterações
requerimento bônus
lista/academias

informações

boleto/anuidade
prestação/contas
proposta
            orçamentária
extrato
            proposta
            orçamentária

departamento de
            fiscalização
processos
            administrativos
formulários de
            impugnação e
            recurso / prazo
denuncie
ações
municípios
            fiscalizados

CONCURSOS
Decisões Judiciais
ELEIÇÕES
legislação
galeria de fotos
galeria de videos
eventos
cursos
licitação
notificações

08/05/2019 09:07
Por: Comunic.Ativa - Assessoria de Imprensa CREF11/MS

CREF11/MS na Frente Parlamentar dos Direitos da Pessoa Idosa

Os Conselheiros do CREF11/MS, Marilena Giacomo e Porto Vanderlei, foram empossados nessa terça-feira (7) para fazer parte da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. A posse foi na Assembleia Legislativa de MS, durante a primeira reunião deste ano.

A legislatura desta Frente Parlamentar é de 2019 a 2022 e a convocação foi do coordenador presidente deputado estadual Renato Câmara.
A reunião contou com a palestra do médico geriatra José Roberto Pelegrino que para ilustrar o ritmo acelerado do crescimento da população brasileira de idosos, afirmou que, no Brasil, a parcela populacional dobrou em 19 anos. “Na França, por exemplo, esse processo demorou 120 anos”, comparou. Ele acrescentou que, conforme projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2030, a população com mais de 60 anos será maioria no País.

Para que a mudança não seja apenas quantitativa, com número maior de pessoas com mais de 60 anos em comparação a outras parcelas populacionais, mas também qualitativa, é necessária a implementação de políticas públicas. “Por isso, o trabalho desta Frente é extremamente importante. Temos que estabelecer políticas públicas para que a população idosa, que está aumentando, possa ter qualidade de vida”, considerou.

O papel da Frente é fundamental devido às transformações populacionais do país, de acordo com o deputado estadual Renato Câmara. “Em 2040, seremos, aqui em Mato Grosso do Sul, um estado com maioria idosa. Por isso, é muito importante nos preparamos, pensarmos políticas para termos condições de proteger os idosos”, disse.

De acordo com o Conselheiro Porto Vanderlei, o Conselho é mais uma voz nesta Frente Parlamentar para dizer que o grande remédio para viver bem é a atividade física. “É importante justamente porque divulga não só os direitos do idoso, mas divulga a necessidade do idoso ter a consciência de que ele cada vez mais está sendo idoso no Brasil em quantidade e precisa reconhecer o seu papel como um agente de contribuição para a sociedade. Está vivendo mais e para viver mais ele precisa de qualidade, por outro lado, o nosso papel enquanto profissional de Educação Física representando o nosso Conselho, é muito importante. Porque nós repetimos aquilo que a maioria dos médicos falam ‘quer viver bem, quer ter qualidade de vida? Então é preciso de uma alimentação saudável, atividade física, e o cuidado com a sua saúde’. Então a atividade física não é o remédio para todas as idades, mas sobretudo para aquele idoso que quer viver mais, mas com qualidade de vida. Cabe a nós divulgar a importância da atividade física em todo e qualquer segmento”, destaca Porto Vanderlei.

| veja mais | | voltar |

email:
cref11@cref11.org.br

Rua Joaquim Murtinho, 158 - Centro - Campo Grande - MS - 79002-100
Telefax: (67) 3321-1221 | 3321-6645
 developed by