história
missão
diretoria
conselheiros
comissões
organograma
            e equipe
estatuto
localização
competência
FAQ
ouvidoria
contato

como registrar-se
renovação/2ªvia
reativação de             registro
transferência de             registro
baixa de registro
troca de             categoria
inclusão/licenciatura
            bacharelado
isenção/anuidade

como registrar-se
Autônomo
            Localizado
renovação
            certificado PJ
baixa de registro
reativação
            de registro
responsabilidade
            técnica
alterações
requerimento bônus
lista/academias

informações

boleto/anuidade
prestação/contas
proposta
            orçamentária
extrato
            proposta
            orçamentária

departamento de
            fiscalização
processos
            administrativos
formulários de
            impugnação e
            recurso / prazo
denuncie
ações
municípios
            fiscalizados

DECISÕES
Decisões Judiciais
ELEIÇÕES
legislação
galeria de fotos
galeria de videos
eventos
cursos
licitação
notificações

20/02/2020 08:54
Por: Com informações do CREF1

Profissional de Educação Física na Saúde está na CBO

Os profissionais de Educação Física foram reconhecidos pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), dentro Rede de Atenção à Saúde (RAS), sob o código 2241-40, como “Profissional de educação física na saúde”. A nova descrição foi adicionada no sistema em 17 de fevereiro deste ano e será utilizada em âmbito nacional. Ela facilita as vinculações de atividades voltadas a procedimentos de competência exclusiva ou de atuação da formação em Educação Física.

Junto ao novo termo, há outras sete classificações: Avaliador físico, Ludomotricista, Preparador de atleta, Preparador físico, Técnico de desporto individual e coletivo (exceto futebol), Técnico de laboratório e fiscalização desportiva, Treinador profissional de futebol. De acordo com o CBO, os profissionais de Educação Física: “Coordenam, desenvolvem e orientam, com crianças, jovens e adultos, atividades físicas e práticas corporais. Ensinam técnicas desportivas; realizam treinamentos especializados com atletas de diferentes esportes; instruem-lhes acerca dos princípios e regras inerentes a cada um deles; avaliam e supervisionam o preparo físico dos atletas; acompanham e supervisionam as práticas desportivas” e também “estruturam e realizam ações de promoção da saúde mediante práticas corporais, atividades físicas e de lazer na prevenção primária, secundária e terciária no SUS e no setor privado”.

Nas competências pessoas, a Classificação Brasileira de Ocupações enumera 10 capacidades: Demonstrar capacidade de liderança, demonstrar capacidade de inovação, demonstrar criatividade, demonstrar controle emocional, demonstrar capacidade de escuta, trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de organização, demonstrar capacidade de empatia, demonstrar capacidade de motivação e demonstrar capacidade de estabelecer prioridades.

Sobre a CBO

A estrutura básica da CBO foi elaborada em 1977, resultado do convênio firmado entre o Brasil e a Organização das Nações Unidas – ONU, por intermédio da Organização Internacional do Trabalho – OIT, no Projeto de Planejamento de Recursos Humanos (Projeto BRA/70/550), tendo como base a Classificação Internacional Uniforme de Ocupações – CIUO de 1968.


| veja mais | | voltar |

email:
cref11@cref11.org.br

Rua Joaquim Murtinho, 158 - Centro - Campo Grande - MS - 79002-100
Telefax: (67) 3321-1221 | 3321-6645
 developed by