história
missão
diretoria
conselheiros
comissões
organograma
            e equipe
estatuto
localização
competência
FAQ
ouvidoria
contato

como registrar-se
renovação/2ªvia
reativação de             registro
transferência de             registro
baixa de registro
troca de             categoria
inclusão/licenciatura
            bacharelado
isenção/anuidade

como registrar-se
Autônomo
            Localizado
renovação
            certificado PJ
baixa de registro
reativação
            de registro
responsabilidade
            técnica
alterações
requerimento bônus
lista/academias

informações

boleto/anuidade
prestação/contas
proposta
            orçamentária
extrato
            proposta
            orçamentária

departamento de
            fiscalização
processos
            administrativos
formulários de
            impugnação e
            recurso / prazo
denuncie
ações
municípios
            fiscalizados

DECISÕES
Decisões Judiciais
ELEIÇÕES
legislação
galeria de fotos
galeria de videos
eventos
cursos
licitação
notificações

09/03/2020 08:39
Por: Comunic.Ativa - Assessoria de Imprensa CREF11/MS

Comissão de Saúde do CREF11/MS proporciona troca de experiências

Que o Profissional de Educação Física está incluído na saúde isso não há dúvida. E vale ressaltar que é um espaço que está sendo cada vez mais ampliado e reconhecido pela sociedade.

No Hospital Universitário/UFMS de Campo Grande, a profissional de Educação Física Silvia Faiter atua há dois anos desenvolvendo um ótimo trabalho com os pacientes ambulatoriais. Na quinta-feira (5), por meio da Comissão de Saúde do CREF11/MS, Silvia pôde trocar experiências de trabalho com o também Profissional de Educação Física, Cícero Augusto de Souza, que é chefe do serviço de reabilitação cardíaca do Instituto de Cardiologia de Santa Catarina.

Cícero atua no hospital desde janeiro de 2003. Ele é o responsável pela reabilitação do paciente cardiovascular que passou por alguma intervenção cirúrgica (cardíaca) ou que recebeu essa orientação de fazer atividade física do médico para evitar passar por uma cirurgia. “Temos cerca de 1.300 pacientes. Desenvolvemos um trabalho com palestras educacionais de prevenção à saúde e também prescrevemos exercícios que ajudam na reabilitação cardíaca do paciente. Quando este paciente encerra o ciclo no hospital fazemos também a prescrição da atividade em uma academia próxima a cada dele. Orientamos o que deve ser feito e como deve ser feito”, destaca Cícero, que tem diversas especializações no assunto, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Para Cícero trabalhar com reabilitação é um bom campo para os Profissionais de Educação Física. “Por mais que tenham poucas vagas em hospitais e unidades de saúde pública, os profissionais de academias, por exemplo, prestam um trabalho muito melhor quando sabem sobre reabilitação”, aponta.

Silvia Faiter ainda complementa que os pacientes muitas vezes não tinham o hábito de praticar atividades físicas e que não sabem como proceder. “Muitas vezes o médico prescreve que o paciente precisa iniciar uma atividade física, mas o paciente não sabe o que de fato tem que fazer, como fazer, ou a quantidade que deve fazer. Até uma simples caminhada precisa ser orientada. E nas academias quanto mais este profissional souber atender este paciente que sai do hospital, melhor, pois é um paciente que precisa de uma atenção e cuidado específico para que realmente ocorra a reabilitação e que não haja desistência do mesmo”.

“Sabemos que o Profissional de Educação Física tem conquistado mais espaço na área da saúde e estamos trabalhando muito para ampliar as qualificações e trocas de experiÊncias entre os profissionais como essa que ocorreu. A sociedade só tem a ganhar com isso”, explica o presidente da Comissão de Saúde do CREF11/MS, Porto Vanderlei.

| veja mais | | voltar |

email:
cref11@cref11.org.br

Rua Joaquim Murtinho, 158 - Centro - Campo Grande - MS - 79002-100
Telefax: (67) 3321-1221 | 3321-6645
 developed by