história
missão
diretoria
conselheiros
comissões
organograma
            e equipe
estatuto
localização
competência
FAQ
ouvidoria
contato

como registrar-se
renovação/2ªvia
reativação de             registro
transferência de             registro
baixa de registro
troca de             categoria
inclusão/licenciatura
            bacharelado
isenção/anuidade

como registrar-se
Autônomo
            Localizado
renovação
            certificado PJ
baixa de registro
reativação
            de registro
responsabilidade
            técnica
alterações
requerimento bônus
lista/academias

informações

boleto/anuidade
prestação/contas
proposta
            orçamentária
extrato
            proposta
            orçamentária

departamento de
            fiscalização
processos
            administrativos
formulários de
            impugnação e
            recurso / prazo
denuncie
ações
municípios
            fiscalizados

DECISÕES
Decisões Judiciais
ELEIÇÕES
legislação
galeria de fotos
galeria de videos
eventos
cursos
licitação
notificações

31/08/2020 12:15
Por: Imprensa

Muito mais que um profissional: a diferença da Educação Física


Muito mais que um profissional: a diferença da Educação Física no dia a dia das pessoas

O Profissional de Educação Física nos acompanha em diversos momentos de nossas vidas: seja nos anos escolares, dentro de competições juvenis (como aquele futebol com a turma ou as práticas de natação), seja nas academias ou nas atividades físicas (como musculação, dança, aeróbico, artes marciais), seja até mesmo quando a gente nem se lembre: as professoras e os professores que, quando éramos crianças, nos ajudaram e incentivaram a dançar, correr, brincar e sermos mais ativos e felizes.

Sendo um profissional tão presente em tantos momentos, não há dúvidas da importância da boa supervisão nas atividades físicas. São elas que nos trazem bem-estar emocional, diminuem nossa ansiedade, melhoram nosso corpo e acima de tudo, nos trazem força de vontade para superar desafios.

Nesses momentos de pandemia, a manutenção do exercício físico é fundamental para a saúde do nosso corpo e da nossa mente. De acordo com o Presidente do CREF11/MS (Conselho Regional de Educação Física de Mato Grosso do Sul), Joacyr Lima de Oliveira Júnior, a prática regular de atividade física contribui para a prevenção de doenças, reforçando o sistema imunológico e contribuindo para nossa saúde mental. “A atividade física é vital para as pessoas, não fomos feitos para ficar parados. Com a pandemia e as pessoas mais em casa, torna-se mais importante ainda”, destaca.

O trabalho remoto pela quarentena acaba causando esforço repetitivo e promove a falta de circulação sanguínea: tudo isso por ficar muito tempo na mesma posição. Uma pesquisa da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas mostrou que, como impacto da pandemia e das medidas de isolamento social na saúde física e mental, cerca de 70% dos participantes apresentaram dores lombares. Já no que diz respeito aos sintomas de ansiedade e depressão, houve um aumento de 7 a 8 vezes comparado à fase pré-pandemia.

Dores nas costas, na coluna e na região lombar por falta de exercício físico e má postura no home-office podem ser frequentes dentro do ambiente doméstico. Se a pessoa decide fazer exercício por conta própria, muitas vezes a situação é ainda mais prejudicada por uma lesão.

“Toda atividade física pode ser tanto benéfica quanto maléfica, assim como um medicamento. Ele só beneficia o paciente se for prescrito por um médico ou farmacêutico devidamente registrado no Conselho Profissional. Da mesma forma, apenas um Profissional de Educação Física inscrito no CREF, pode prescrever a atividade física mais compatível com o usuário, para otimizar o exercício e evitar possíveis lesões”, explica o Presidente do CREF11/MS.

Por todas essas razões, o Profissional de Educação Física é necessário para a manutenção das atividades físicas em nossa rotina, principalmente no momento em que estamos vivendo.

| veja mais | | voltar |

email:
cref11@cref11.org.br

Rua Joaquim Murtinho, 158 - Centro - Campo Grande - MS - 79002-100
Telefax: (67) 3321-1221 | 3321-6645
 developed by