Exercícios físicos aumentam eficiência da vacina contra covid
Praticar exercício físico é um forte aliado à eficiência da vacina contra a Covid-19. Isso é o que aponta uma pesquisa das Universidades Federais do Acre (Ufac) e de Urbelândia (UFU) que analisaram a influência das atividades com a vacinação.
Os estudiosos firmaram parceria e publicaram um artigo em inglês baseado em estudos de outras vacinas e questionando testes clínicos contra a Covid-19 que não avaliaram o nível de atividade física dos participantes.
"A gente começou a perceber que as farmacêuticas não estavam levando em consideração esse fator, que influencia muito na eficiência de uma vacina em uma pessoa, que é o exercício físico, o nível dele, ao calcular a eficácia da vacina", explicou o professor do Centro de Ciência e Desporto da Ufac, Miguel Bortolini.
O exercício físico, além de ser bom para a saúde, também pode ser um grande aliado para a saúde mental. A pesquisa do professor e médico só confirmou que pessoas que praticam atividades físicas garantem uma resposta do sistema imune frente à vacinação.
"A pessoa que é selecionada para participar de um estudo, se tiver uma excelente saúde e o exercício físico influencia positivamente nessa excelente saúde, ela, com certeza, vai ter uma eficiência maior. Já temos estudos sobre outras vacinas em que pessoas e animais, que aumenta a eficiência vacinal, se aquele animal ou pessoa se exercitar", acrescentou o estudioso.
O estudo mostrou também que, por outro lado, se o participante do teste for sedentário essa eficácia pode ser reduzida, assim como ocorre em pessoas com obesidade. Segundo o professor, os testes consideram o nível de atividade física dos participantes. Ele destacou também que essa eficiência é válida não apenas para o imunizante contra a Covid-19, mas para todas as vacinas disponíveis para a população.
Fonte: G1 Acre
|