Conselho Regional de Educação Física da 11ª Região

Mato Grosso do Sul

A maioria dos brasileiros não pratica atividades físicas, segundo pesquisa da Universidade de São Paulo (USP). O estudo, publicado nesta sexta-feira, 11, indica que 60% da população adulta não realiza exercícios no tempo livre.

Para chegar ao número, os cientistas analisaram a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), do Ministério da Saúde. O questionário avaliado foi o de 2019, com 88.513 participantes ao todo.

As informações mostram que a população tem, em sua maioria, estilos de vida sedentários. Além da falta de exercícios, os brasileiros passam, em média, seis horas por dia usando celulares, tablets, computadores ou televisão.

O hábito contrasta fortemente com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). O órgão indica a realização de ao menos 150 minutos semanais de atividades físicas.

Os exercícios recomendados são práticas pouco complexas, como caminhada, ciclismo, musculação e yoga. Realizar estas atividades pelo tempo recomendado pela OMS reduz a incidência de doenças metabólicas (diabetes e hipertensão) e cardíacas, câncer e problemas mentais.

O estudo conclui que é necessário realizar ações para conscientizar a população sobre a necessidade de praticar exercícios para melhoria da saúde. Para os pesquisadores, o ideal é que estes programas sejam aplicados na rede de atenção primária, como os postos de saúde, e o investimento público nestas iniciativas precisa ser expandido.

Fonte: O Povo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *