O CREF11/MS finalizou, nesta sexta-feira (25), o segundo dia do Encontro Nacional dos Conselhos Regionais de Educação Física (ENAC), em Mato Grosso do Sul.
No início da tarde, os representantes da Educação Física assistiram a palestra “Atuação do Profissional de Educação Física no SUS”, ministrada pela delegada do CREF9/PR, Profª. Mda. Cláudia Heller Cunha Guimarães, pela superintendente de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES) de MS, Karine Cavalcante da Costa, e pelo profissional de Educação Física e preceptor da residência multiprofissional da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) de Campo Grande, Julio Cesar de Souza. A palestra foi mediada pelo conselheiro do CREF11/MS, Porto Vanderlei.
Além disso, foi entregue às representantes da SES, Karine da Costa e Maria Aparecida de Almeida Cruz, um documento que será direcionado ao secretário de Estado de Saúde, Sandro Benites. O documento “Exposição de motivos que dispõe sobre a integração do profissional de Educação Física na carreira, cargo e remuneração do quadro da Secretaria do Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul”, foi elaborado em conjunto com a parte técnica do CREF11/MS, representada pelo conselheiro Porto Vanderlei e pelo profissional de Educação Física, Thiago Teixeira Pereira, que hoje é contratado da SES. A intenção é que seja criado de fato cargo efetivo de carreira ao Profissional de EF no quadro da Secretaria Estadual de Saúde, tanto no atendimento quanto na gestão.
O CREF11/MS destaca que o profissional de Educação Física possui formação para intervir em contextos hospitalares, em níveis de atenção primária, secundária e/ou terciária em saúde, dentro da estrutura hierarquizada preconizada pelo Ministério da Saúde e considerando o SUS.
Ao final da tarde, foi mediada a palestra pelo conselheiro do CREF11/MS, Prof. Ddo. Geovany Bisol, “Os impactos da LGE na profissão de Educação Física”, ministrada pelo presidente do CREF13/BA, Prof. Esp. Rogério Jean Moura Gonçalves.









